Resenha: Desejo e Reparação

Hora de tomar vergonha na cara e postar!
Mil coisas aconteceram e eu acabei abandonando o blog… Entre elas, a minha viagem ao Japão para ver a melhor banda do mundo!!! Ou pelo menos duas das melhores bandas do mundo, o Siam Shade e o Luna Sea. Sobre isso eu vou postar com calma depois no meu outro blog. Aqui o foco é em livros e filmes, então vou aproveitar para falar de um dos filmes que eu assiti no avião, durante o vôo Londres-Japão.

James McAvoy as Robbie

Atonement” (título original) é um filme que estava na minha lista há muito tempo para assistir, só por ter no elenco a dupla Keira Knightley (Piratas do Caribe, Orgulho e Preconceito) e James McAvoy (O Procurado, X-men First Class). Ele teria subido muito na minha lista de prioridades se eu soubesse não só que ele foi dirigido pelo Joe Wright, de Orgulho e Preconceito, como também que a história se ambientaliza na 2ª Guerra Mundial  – e quem me conhece sabe que eu sou apaixonada pelo tema e não perco a chance de ler livros ou ver filmes sobre ele.

Keira Knightley as Cecilia

Eu não fazia ideia da sinopse e eu curto muito isso de ver um filme “às cegas”. Foi assim com muitos dos filmes que hoje são meus favoritos, como por exemplo Bastardos Inglórios, que eu fui no cinema ver sem nem saber que era do Tarantino, e Casablanca (PRECISO falar dele aqui algum dia!). Coincidentemente, todos esses se passam na 2ª Guerra e em nenhum dos três eu sabia disso antes de ver.

Voltando a Desejo e Reparação… eu já comecei a curtir desde o começo, com o barulho do teclar da máquina de escrever se misturando à trilha sonora. Não sei porque, gostei muito de como isso foi feito – e é aproveitado mais vezes ao longo do filme. A personagem principal é a pequena escritora de romances Brioni, num primeiro momento interpretada pela atriz Saorsi Ronan. Devido ao seu excesso de imaginação e certa prepotência, Brioni acaba causando um mal entendido que muda o rumo da vida da sua irmã Cecilia (Keira Knightley) e do um empregado de sua família Robbie (James McAvoy), por quem nutria sentimentos. A genialidade do desenvolvimento da trama está no modo como o diretor mostra a origem do mal entendido, repetindo cenas em ângulos diferentes: como Brioni vê e como realmente aconteceu.

Saorsi Ronan as Brioni

Devido à consequência das afirmações de Brioni, o amor proibido entre Cecilia e Robbie acaba ficando mais impossível ainda, já que este é obrigado a ir para a guerra (a outra opção seria a prisão). E então vemos parte do horror da guerra sob os olhos de Robbie, com destaque para um dos melhores (e maiores!) planos-sequência sem cortes que eu já vi, quando o personagem chega à Praia de Dunquerque.

Robbie

É o tipo de filme que vale muito a pena de ser visto pra quem aprecia sutilidades no cinema, e que pode muito bem ser definido como “belo”, num sentido tão puro quanto triste da palavra. Pelo menos pra mim, o peso emocional de um filme de guerra, em relação ao que ela faz com as pessoas que a vivenciam (tanto soldados quanto civis), me fascina profundamente. Ótimas cenas, ótimos diálogos, e um tocante final colocaram esse filme na minha lista de excelentes filmes com 2ª Guerra como plano de fundo – porque no fim das contas o principal não é a guerra, nem mesmo o difícil romance entre Robbie e Cecilia. No fim das contas, o foco principal é o sentimento de culpa que atormenta Brioni por toda a sua vida, e sua tentativa desesperada, de várias formas, de expiar ao menos dentro de si a culpa pelo que fez aos seus 13 anos.

Cecilia e Robbie

No fim você para e pensa: quais são as minhas amarguras? Você também já fez algo do qual não consegue se perdoar?

Aproveito para dizer que fiz bom uso dos meus lenços de papel vendo esse filme no avião. Sorte que a maioria das pessoas à minha volta estavam dormindo…

Deixe um comentário

