Especial Oscar 2012: Resenha "Albert Nobbs"

Dando início a série de posts sobre os filmes indicados ao Oscar 2012, eu gostaria de começar com esse que, apesar de não estar entre os concorrentes à “Melhor Filme”, merece destaque pelas excelentes atuações.
 
Albert, o personagem interpretado pela indicada a melhor atriz Glenn Close, é uma figura no mínimo estranha, para não dizer bizarra. Tendo que se vestir como homem para sobreviver em uma realidade precária na Irlanda do século XIX, Albert junta pouco a pouco suas economias e alimenta o sonho de ter um negócio próprio. O filme é bem sutil assim como o próprio personagem, e você vai aos poucos conhecendo Albert e os demais empregados do Hotel em que ele trabalha.
Engraçado, é estranho chamar Albert de “ele”, ao mesmo tempo em que você não consegue chamá-lo de “ela”. Albert, no fim das contas, não é nem homem nem mulher (é até estranho vê-lo vestido de mulher). Eu vejo Albert como um pobre ser humano assexuado e vítima das circunstâncias que a vida lhe impôs. Essa sensação que o personagem passa rendeu ao filme uma indicação também ao Oscar de Melhor Maquiagem, concorrendo com Harry Potter e Iron Lady. Outro destaque para a excelente atuação da atriz coadjuvante Janet McTeer, também indicada ao Oscar. Ouso dizer que é uma forte concorrente, já que sua atuação junto à de Glenn apagaram completamente a performance fraca dos outros coadjuvantes. No mais, o filme é bem melancólico, chegando a ser depressivo, mas nem por isso é ruim. Se você forçar um pouco a análise (ou se estiver de bom humor quando assistir) vai acabar se contagiando com o otimismo de Albert, que constantemente te dá esperança de um desfecho feliz, por mais que tudo indique o contrário.
Curiosidade: O filme também conta com o ator Aaron Johnson, de Kick Ass, num papel tão diferente que eu não o reconheci de jeito nenhum. Só procurei porque fiquei com aquela pulga atrás da orelha de “Eu o conheço de algum lugar”.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s