Especial Oscar 2012: Resenha “O artista”

“O artista” é uma delícia de filme. E eu ainda estou tentando achar outro adjetivo que o defina, mas não consigo. Contando com a cativante atuação dos indicados ao Oscar de Melhor Ator Jean Dujardin e Melhor Atriz Coadjuvante Bérénice Bejo, o filme tem o mesmo estilo do cinema mudo dos anos 20 e 30, e a história mostra como este perde seu espaço com o surgimento do cinema falado.
the artist
O charmosíssimo personagem George Valentin é um ator que acaba conhecendo a jovem aspirante a atriz Peppy Miller, e a ajuda a se tornar uma estrela. Porém o próprio George não acompanha as mudanças da indústria cinematográfica, e sua carreira definha com o crescer do seu orgulho, já que ele se recusa a fazer filmes falados.

A trilha sonora (também concorrendo ao Oscar) se faz muito importante neste filme, definindo o “clima” das cenas e tornando tudo muito mais envolvente. Isso e a sua excelente direção de arte, sua fotografia com enquadramentos muito interessantes (apesar de umas cenas com muito “teto” que me incomodaram), seu figurino e algumas sacadas geniais (como cenas que introduzem falas e sons que não seriam possíveis nos filmes dos anos 20) renderam a “O artista” muitas indicações e fazem dele um dos favoritos, já que também conquistou o Globo de Ouro. Ainda não vi todos os filmes indicados, mas se este ganhar vai ser merecidíssimo. É o tipo de filme agradável de assistir que te deixa com um sorriso no rosto.
Destaque para o cachorrinho do personagem George Valentin. Bem que animais podiam ganhar Oscars também, né?
the artist scene
Anúncios

Um comentário em “Especial Oscar 2012: Resenha “O artista”

  1. Esse filme é mesmo uma delicia! Postei uma crítica sobre ele no meu blog recentemente. É uma linda homenagem à história do cinema, é original de um jeito que não estamos mais acostumados. É bem interessante a cena em que tudo emite sons, menos o ator, que não suporta a ideia de se render ao cinema falado. Estou torcendo por ele no Oscar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s