Resenha: Gantz – Perfect Answer

“A vida de vocês já era. O que fazer com elas a partir de agora é problema meu.”

Eu já tinha escrito antes sobre o mangá de Gantz neste post. Na época, eu já tinha assistido o primeiro filme e gostado, mas essa semana baixei o 2º live-action da série, o Gantz: Perfect Answer, o que me fez voltar completamente ao meu sentimento original de quando lia o mangá.

Gantz movie 2

Gantz movie - Kurono

Muita gente reclama de Gantz, taxando o mangá de “pornografia e carnificina gratuita”. Não é uma definição tão equivocada assim, mas “gratuita” é uma palavra que não faz jus à trama que se desenvolve aos poucos – por mais louca e cheirada que ela seja. Acontece que tudo é muito aleatório no começo mesmo, e o que te move a continuar é a vontade de, junto com os personagens, descobrir o que RAIOS está acontecendo e o que DIABOS é o “Gantz” afinal.

O roteiro adaptado acabou se saindo muito bem no fim das contas. Mantendo aspectos importantes do mangá, eles conseguiram resumir a história ao seu essencial, dando um “desfecho” diferente e plausível. Foi um final mais que suficiente pra mim, sabendo que esse não é o fim “definitivo” do mangá (que eu ainda quero terminar de ler) e tornando a essência da história acessível a quem nunca leu o mangá. É uma adaptação que agrada igualmente o fã e o não-fã, com, surpreendentemente, efeitos especiais que não deixaram a desejar (o que era o maior medo de todos). Os japas mandaram muito bem nessa!

Gantz movie 2 - KatouGantz movie 2 - nishiApesar de não tão com quanto o segundo, primeiro filme é necessário: tanto para o não-fã (que precisa entender a história) quanto para o fã (que se deliciará com as versões live do clássico Alien Cebolinha e das terríveis estátuas de Buda). Mas é em Perfect Answer que Gantz chega ao seu ápice, com suspense na medida certa, lutas muito bem coreografadas, tiros e sangue pra todo lado em cenas de ação de tirar o fôlego.

Outro aspecto que me prende em Gantz, assim como em Battle Royale, é a proposta de uma história que coloca seres humanos normais em uma situação limite, num extremo onde sua própria humanidade é posta à prova. Quem tem coragem de matar pra sobreviver? Tudo bem se você está matando uma outra “raça” que não seres humanos? Esse ponto especificamente é colocado mais no segundo filme, que é de longe o melhor.

Gantz movie 2 - aliens

Além desses dois filmes, foi feito um “corte” especial chamado “Another Gantz”, contando a história através de um ponto de vista de “fora” e mostrando melhor os dilemas dos personagens secundários. Esse eu não vi ainda, mas estou ansiosíssima!

Pra quem sentiu vontade de assistir os dois primeiros, com certeza não vai se arrepender.

Cquote1.png Na União Soviética, os aliens caçam VOCÊ!! Cquote2.png
Reversal Russa sobre Gantz

Cquote1.png Redondo e manipulador de mentes… Acho que temos algum parentesco. Cquote2.png
Rede Globo sobre Gantz

Cquote1.png Gantz!? é esse o nome que deram pra bolinha de gude que perdi quando criança? Cquote2.png
Chuck Norris sobre Gantz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s