Eternos Clássicos #4: A noviça Rebelde (The Sound of Music)

Claro que eu já tinha ouvido falar de “A noviça rebelde” antes. Mas confesso que ouvi os versos “The hills are alive with the sound of music” em Moulin Rouge antes de saber que vinham desde musical, ou mesmo que o título original era “The Sound of Music”. O filme, de 1965, já estava na fila de espera há um tempo, e eu resolvi assistir semana passada.

_Maria e as crianças na montanha

História

O filme se passa na Áustria, às vésperas da II Guerra Mundial. Maria é uma noviça um tanto quanto rebelde (ah, jura?), que é mandada pelas madres superioras à casa do viúvo Capitão Georg Von Trapp, para ser governanta e cuidar dos seus 7 filhos.

_Family Von Trapp_Georg and Maria3

Com sua doçura e simpatia, ela traz paz à casa e suaviza a disciplina rígida com que o pai militar educava as crianças, acabando por conquistá-lo também.

_Georg and Maria2

Nem preciso dizer que o filme me encantou demais. Talvez não agrade a quem não é tão chegado a musicais, mas acho que atende a todos os gostos de modo geral. Não só pelo elenco maravilhoso (com Julie Andrews (A Mary Poppins!) e Christopher Plummer), as músicas e o enredo gostoso de assistir, mas principalmente por descobrir depois que a família Von Trapp de fato existiu!

Família Von Trapp

Por ser um anti-nazista e incapaz de aceitar a pressão da Alemanha em trabalhar para seu exército, o Capitão Von Trapp fugiu com toda a sua família para os Estados Unidos. A essa altura eles já eram famosos na Áustria, tendo se apresentado algumas vezes após o sucesso que fizeram num festival de música. Nos EUA, eles passaram a cantar profissionalmente para viver, fazendo turnês por todo o país, com então 10 crianças ao invés de 7.

_von trapp wedding

Após a guerra, fundaram a Trapp Family Austrian Relief, Inc., fundação que enviava comida e roupas para as vítimas da escassez pós-guerra na Áustria. Georg von Trapp morreu de câncer em 1947. Maria voltou aos Estados Unidos depois de algum tempo e morreu em 1987 em Vermont, aos 82 anos.

_Maria and the real family von trapp

Anos e anos depois…

Pesquisando sobre isso eu acabei me deparando com vários vídeos interessantes, e resolvi colocar alguns deles aqui.

Trailer da versão Blue-ray, lançada nos 45 anos do filme:

E se Sound of Music fosse um filme de terror? Veja essa re-edição do trailer de forma mais macabra:

A verdadeira Maria Von Trapp e Julie Andrews cantando juntas:

Reunião recente dos atores do filme, na Oprah:

Sensacional Flash Mob em uma estação na Bélgica, com um remix da música “Do Re Mi”. Começa com duas pessoas e chega a mais de 200 dançarinos!

Os netos de Maria e Georg Von Trapp, que seguiram o legado musical da família:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s