Resenha – Live-action: Paradise Kiss

Adaptações vão ser sempre motivo eterno de discussão. Quando se trata de adaptação de mangás/animes para live-action, a polêmica aumenta ainda mais, já que não temos bons históricos (Dragon Ball Evolution foi traumático!). Mas com os shoujos essas adaptações conseguem ser melhor sucedidas, tanto para doramas (Hana Yori Dango e Nodame Cantabile são sensacionais) quanto para filmes.

Depois de ter me decepcionado com os live-actions de Beck (não é shoujo, mas enfim) e de Kimi ni Todoke, me surpreendeu muito ter gostado do live de Paradise Kiss. Eu já havia feito aqui uma resenha do mangá (No Top 10 Mangás Shoujo), então gostaria de falar mais da adaptação em si (cuidado com SPOILERS), que tem seus pontos altos e baixos.

george e yukari promo pic George

Eu sou um pouco suspeita pra falar, já que sou fã desse ator. Já havia visto o Osamu Mukai em Honey and Clover, Hotaru no Hikari 2 e até uma pontinha em Nodame Cantabile, mas foi a primeira vez que o vi no papel principal. E que papel! Desde o mangá eu tenho uma paixão pelo George, que é tão misterioso, irônico e cínico quanto intenso, imprevisível e sedutor.

George pics

Achei que o ator conseguiu passar bem essa aura, ele tem uma voz bonita e um olhar penetrante. Mas cadê o cabelo azul? Não só o George ficou sem esse detalhe, o Arashi não é loiro e a Miwako não usa aquelas várias perucas fofas (além da atriz ser super feia). Dava pra fazer uma Miwako super lolita decora exagerada, e é uma coisa que nem foge do contexto de Tokyo. Uma pena.

joji e yukari - um tecido que combine com a sua pele

Yukari

Convenhamos, mesmo no mangá a personagem não é lá grande coisa. No começo a Yukari é uma garota sem graça e sem sonhos, imatura e um tanto quanto arrogante. Conhecer George a deixa extremanente insegura, devido à própria personalidade dele, e aos poucos ela vai achando o próprio caminho e virando gente.

yukari pics

Acho que isso foi bem passado no filme, apesar de não tão profundo quanto no mangá. A atriz eh a Keiko Kitagawa, nunca vi nenhum dorama com ela mas achei uma boa escolha, além de ser muito bonita. Só pra ser chata um pouquinho, queria que ela tivesse aquele cabelo super preto e as franjas curtas da Yukari, já vi cosplays lindos e parecidíssimos com a personagem.

Outros personagens

Já falei um pouco do Arashi e da Miwako, mas a verdade é que todos eles ficaram muito apagados e muito sem graça. Até a Isabela, que deveria ser glamurosa, ficou super brega.

miwako, isabela e arashi

Senti falta da aura comica deles também, claro que não dá pra ficar igual ao mangá, mas achei insatisfatório. (Se bem que o live de Nana, da mesma autora, já descarta completamente toda a aura cômica e mantém somente o drama, o que é uma pena porque eu adoro o senso de humor da Ai Yazawa.)

miwako manga e live

A escolha da atriz Natsuki Kato para fazer a “amiga” de George, Kaoru, foi muito boa e inusitada. Já havia visto essa atriz em Hana Yori Dango II, e gosto muito dela.

atelier - parakiss

História

Muita coisa foi cortada, mas ok, é uma adaptação. Acho que conseguiram colocar o mais importante no tempo do filme, e eu fiquei feliz de terem mantido muitas das minhas cenas preferidas. A ousadia do roteiro foi ter mudado o final, mas eu entendo que muita gente deve ter ficado bem insatisfeita com o final do mangá.

joji e yukari - chuva

Além disso, como o filme não consegue se aprofundar tanto nos personagens como no mangá, se o final fosse igual ele pareceria meio gratuito, sem noção. Torci o nariz de início, mas depois aceitei o final do filme como um bom final. Como se em um mundo paralelo existisse uma chance para Yukari e George ficarem juntos.

O vestido

Seja no mangá, no anime ou no filme, você fica super curioso para ver o tal vestido que eles ficam a historia inteira fazendo. No mangá, pelo menos quando eu li, achei glamuroso, o momento do desfile é um dos pontos altos. Mas infelizmente, o resultado em live-action não conseguiu ser muito satisfatório.

parakiss - yukari live e manga

Na verdade, todo e qualquer cosplay que eu já vi tentando copiar o tal vestido não chegou nem perto. Sempre parece meio estranho/mal feito/bizarro/feio/tudo menos glamuroso. A única imagem que eu já achei chegando perto do que o visual deveria ser foi essa aqui (parece muito com a Yu Yamada, não tem japa mais linda que essa mulher).

yukari - vou leva-los ao paraiso

Conclusão

Vale a pena assistir, mesmo para quem não leu o mangá. Pra quem já leu e/ou é fã da Ai Yazawa, eu acho que esse live vale mais pena do que o live de Nana (cujo mangá é indiscutivelmente melhor). Confiram o trailer aí embaixo:

 

Deixe um comentário

